quinta-feira, 22 de março de 2012

O autodidata

Dom ou esforço?

Resolvi tratar desse assunto devido a muitas pessoas tratarem as pessoas autodidata como tendo algum tipo de dom divino ou algo inalcançável.

Para começar, para os que escrevem a palavra separadamente, esta errado, a palavra Autodidata escreve-se junto e significa "pessoa que tem a capacidade de aprender algo sozinho sem ajuda de um mestre".

Como disse em um post anterior, a mente é algo misterioso, algum processo ocorre na mente de cada um quando estamos em um processo de aquisição de conhecimento, cada ser tem um método e um jeito de estudo especificamente, eu costumo ler e estudar com musica, tem pessoas que só consegue, estudar fora de casa numa biblioteca sem nem um barulho, isso vai de cada pessoa.

A pessoa autodidata, independente do método de estudo, é capaz de adquirir conhecimentos básicos ao avançado sem ajuda de um instrutor ou alguém ja experiente no assunto, organiza sua mente de uma forma que faz com que pessoas que estudam a vida inteira para alguma coisa sintam-se incapazes.

Sinceramente, eu não sei responder e também achei respostas inexatas e diferentes para esta questão, é um dom ou não é? Como explicar crianças que com 6 anos de idades falam mais de 4 linguas e tocam instrumentos complexos? instituição de ensino Eficiente? Creio que não, muitas delas aprendem sozinhas.

No meu caso, tenho "autodidatismo" com musica, inglês e informática, aprendi tocar guitarra em 3 semanas (sem nunca ter pego numa guitarra) e bateria em 1 mês, tinha amigos na infancia que fizeram aulas 2 anos para conseguirem tocar uma musica completa, como explicar?

Por outro lado, na escola tinham amigos meus que tiravam notas 10 na aula de quimica e fisica somente assistindo a 1 aula, e eu estudando me matava com um 6 ou 7, outro amigo meu que tem fluência na lingua inglesa somente jogando video-game, hoje é analista bilingue.

De qualquer forma, para tudo que fazemos na vida a palavra é treinamento e esforço, não adianta sermos extremamente teoricos e não saber usar o senso em situações criticas e sermos muitos praticos e não termos o básico da teoria, a prática e a teoria são elementos que devem estar alinhados.

O que me ajudou a ser autodidata é não criar bloqueios na mente, NUNCA pensar que é impossivel alguma coisa ou que não vou conseguir, sempre abrir a mente e sair da caixa, ou seja, olhar para fora da sua mente e enxergar que se algum dia alguem conseguiu, porque eu nao?

Uma frase que achei muito interessante: - "Não sabendo que era impossível foi lá e fez" by Jean Cocteau.



What do you think about it?



3 comentários:

  1. Concordo que o importante é não criarmos bloqueio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário karen, acredito que todos podemos ser autodidata, só sabemos nos organizar para estudar. Vote num tema.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo
    Com certeza cada um tem seu extraordinário pensamento para termos respostas ater o superego

    ResponderExcluir